Coordenador : Abigail Silva Duarte Folha
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389382.2201.132043.24022023
Departamento/Setor: GGM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos e professores dos ensinos fundamental, médio superior, técnico e tecnológico
Local de atuação: As atividades serão realizadas no Instituto de Matemática e Estatística da UFF, em eventos da Fundação Municipal de Educação(FME) da Prefeitura Municipal de Niterói (PMN) e em em escolas da PMN. Além disso, estamos atentos a oportunidades de participar de outros eventos.
Objetivo
Geral: Temos dois focos. O primeiro é proporcionar exposições interativas do Museu de Educação Matemática do LEG. O segundo é apoiar as disciplinas Educação Matemática - Geometria e Laboratório de Educação Matemática do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura que terão carga horária extensionista a partir do 1o semestre de 2023. Específicos: Realizar ao menos os seguintes eventos: 1) Exposição no Dia da Matemática, organizado pela Prefeitura de Niterói. 2) Visita a, ao menos, 3 escolas da rede básica de ensino. Nestas visitas faremos exposição do nosso acervo interativo, daremos palestras e aplicaremos atividades de forma direcionada. 3) Colaborar com os docentes das disciplinas com carga horária extensionista do departamento de Geometria Planejamos fazer isso de acordo com: Fase 1: Planejamento, a seleção dos materiais a serem expostos e das atividades aplicadas em cada um dos eventos. Avaliação das atividades e artefatos empregados em cada mostra com produção de relatório. Interação com os docentes envolvidos nas disciplinas do GGM com carga horária extensionista. Fase 2: Adaptação e organização dos artefatos didáticos para a boa adequação de cada um dos eventos. Fase 3: Realizar mostras do Museu de Educação Matemática do LEG. Cronograma das Fases: Fase 1: Março a Novembro Fase 2: Abril a Dezembro Fase 3: Maio a Dezembro
Resumo
O Laboratório de Ensino de Geometria (LEG) tem como um dos pilares a criação de recursos didáticos manipulativos e métodos adequados ao desenvolvimento do raciocínio matemático de alunos da educação básica, licenciandos e docentes em formação continuada. O acesso da comunidade aos artefatos do LEG se dá através do Museu de Educação Matemática do LEG. O Museu faz exposições e visitas a escolas, democratizando o aprendizado da matemática. Nesta ação temos por objetivo realizar visitas a escolas da rede básica de ensino, possibilitando o emprego dos materiais criados no LEG. Esses materiais passam por estudos antes de serem expostos pelo Museu. Cada exposição realizada nos permite colher dados a fim de aprimorar os artefatos e as atividades a eles vinculadas. Esperamos que os dados colhidos possam fornecer novas ferramentas para o ensino de matemática na rede básica. Por um lado, o aprendizado que colhemos através de pesquisas realizadas para a confecção de materiais e atividades expostas pelo Museu proporciona uma oportunidade diferenciada de aprendizado aos alunos da rede básica. Por outro lado, esse contato com a rede básica de ensino é fundamental para a validação dos artefatos construídos e o pleno conhecimento de sua empregabilidade. Esta dialógica é necessária para a formação consciente de nossos licenciandos.